Dermatologia Clínica

Biópsia de pele

A biópsia de pele é uma cirurgia realizada com o objetivo de remover parte dos tecidos ou células, para a investigação em laboratório ou monitoramento de doenças de pele císticas, tumorais ou inflamatórias, por exemplo. A retirada de pele pode ser feita por meio de bisturi, navalha ou curetagem.

Crioterapia

A crioterapia é um protocolo que consiste no congelamento dos tecidos, por meio de nitrogênio líquido, provocando a sua destruição e queda em até uma semana. A técnica pode ser adotada para o tratamento de nevos e sinais, especialmente no caso de tumores pequenos ou recorrentes.

Eletrocoagulação

A eletrocoagulação é um procedimento adotado para tratar lesões benignas da pele. Na prática, envolve o uso de um eletrocautério – aparelho que, por meio de energia, aquece uma ponteira de metal, responsável por cauterizar o tecido a ser tratado.

Exérese de cisto

A exérese de cisto é o procedimento cirúrgico indicado para a remoção de nódulos sebáceos, comuns em regiões como face, pescoço e tronco – que costumam ser mais oleosas. A retirada completa dos cistos e de uma margem de segurança (ao redor dos tecidos afetados) é importante para evitar que o problema ocorra novamente.

Microagulhamento capilar

O microagulhamento capilar é um protocolo que envolve microperfurações no couro cabeludo, por meio de instrumentos em formato de rolo e de caneta. O procedimento gera a produção de fatores de crescimento e estimula o nascimento de novos fios. Essas perfurações ainda facilitam a absorção de medicamentos tópicos (drug delivery), acelerando o tratamento. Queda de cabelo e calvície são as principais indicações clínicas para a técnica.

MMP capilar

O MMP capilar ou microinfusão de medicamentos na pele consiste na aplicação de medicamentos ativos diretamente na região do couro cabeludo que precisa de estímulo para a regeneração e crescimento. A técnica é indicada a quem tem perdas capilares acentuadas, calvície ou alopecia areata (queda de cabelo provocada por estresse). A ação envolve aplicações controladas e uniformes, sendo mais eficaz do que tratamentos tópicos ou por via oral, além de ser mais precisa e praticamente indolor.

Psoríase

A psoríase é uma doença crônica, autoimune e não contagiosa, caracterizada por descamação e manchas secas que geram coceira na pele. O problema pode estar relacionado ao sistema imunológico, interações com o meio ambiente e à genética. Nesse quadro, as células de defesa (linfócitos) produzem substâncias inflamatórias e formadoras de vasos e, como resposta, o organismo emite outras células de defesa (neutrófilos). As manchas da psoríase surgem, então, pela dificuldade que o corpo tem em eliminar essas células. O tratamento pode envolver o uso de cremes hidratantes e medicamentos tópicos, além de luz ultravioleta (UVA) e medicamentos orais ou injetáveis. O dr. Alan Ost é especialista no tratamento de psoríase, sendo referência em sua área de atuação e um dos poucos médicos dermatologistas a terem essa expertise no Brasil.

Shaving

Shaving é uma técnica cirúrgica que envolve o corte de tecidos de forma rente à superfície da pele. O procedimento pode ser feito com bisturi ou tesoura fina, com o objetivo de remover lesões na pele sem malignidade, como verrugas, manchas e pintas. A técnica é simples e, em geral, o processo de cicatrização é bem rápido.

Tricoscopia

A tricoscopia é um exame dermatológico que contribui para o diagnóstico de doenças no couro cabeludo e nos fios, com precisão. A ferramenta também auxilia no acompanhamento da evolução do quadro e do tratamento, além de ser usada para verificar a melhor região para se fazer uma biópsia, quando necessário. O procedimento envolve o estudo e a interpretação de imagens dos fios e do couro cabeludo, no ambiente do consultório.