;

Dermatologia Clínica

Biópsia de pele

A biópsia de pele é uma cirurgia realizada com o objetivo de remover parte dos tecidos ou células, para a investigação em laboratório ou monitoramento de doenças de pele císticas, tumorais ou inflamatórias, por exemplo. A retirada de pele pode ser feita por meio de bisturi, navalha ou curetagem.

Bruxismo

A aplicação de toxina botulínica tem sido indicada como o melhor tratamento para o bruxismo, nome dado ao ranger de dentes.

Ela é recomendada nas seguintes situações:
• Sempre que o bruxismo causar desgaste dentário;
• Dor de cabeça matinal; • Disfunção da articulação temporomandibular;
• Perda dentária.

A aplicação é um procedimento simples, pouco doloroso e realizado em consultório. Os resultados duram de quatro a seis meses.

Crioterapia

A crioterapia é um protocolo que consiste no congelamento dos tecidos, por meio de nitrogênio líquido, provocando a sua destruição e queda em até uma semana. A técnica pode ser adotada para o tratamento de nevos e sinais, especialmente no caso de tumores pequenos ou recorrentes.

Dermatite Atópica

É uma alergia, também conhecida como eczema atópico. Uma doença genética, crônica, que deixa a pele seca, com coceira e crostas. Não é contagiosa e pode ser uma consequência de asma ou rinite alérgica.

Alguns fatores de risco são: alergia ao pólen, ao mofo, aos ácaros ou a animais; contato com materiais ásperos; exposição a fragrâncias ou corantes, detergentes e produtos de limpeza em geral; roupas de lã e de tecido sintético; baixa umidade do ar, frio intenso, calor e transpiração; infecções; estresse emocional e certos alimentos.

O tratamento é à base de hidratantes e de sabonetes especiais, de acordo com o pH da pele. O tratamento pode ser feito com o uso de anti-histamínicos e medicamentos tópicos, que são colocados diretamente sobre a pele ou no couro cabeludo do paciente. Nos casos mais graves, os pacientes poderão precisar de medicações orais, incluindo corticoides e imunossupressores. Consulte o dermatologista para saber mais sobre o tratamento ideal.

Eletrocoagulação

A eletrocoagulação é um procedimento adotado para tratar lesões benignas da pele. Na prática, envolve o uso de um eletrocautério – aparelho que, por meio de energia, aquece uma ponteira de metal, responsável por cauterizar o tecido a ser tratado.

Exérese de cisto

A exérese de cisto é o procedimento cirúrgico indicado para a remoção de nódulos sebáceos, comuns em regiões como face, pescoço e tronco – que costumam ser mais oleosas. A retirada completa dos cistos e de uma margem de segurança (ao redor dos tecidos afetados) é importante para evitar que o problema ocorra novamente.

Imunobiológicos

Os imunobiológicos são produtos com células vivas (vacinas e anticorpos), desenvolvidos em laboratório, que oferecem menos efeitos colaterais do que os medicamentos tradicionais. Com tecnologia de última geração e de alto custo, costumam ser destinados a pacientes com condições de saúde especiais. Ao serem adotados em pacientes com estado grave de psoríase e dermatite atópica, os imunobiológicos ajudam a bloquear a inflamação, minimizando as lesões na pele e sintomas nas articulações.

Veja a seguir as principais diferenças entre os tipos de imunobiológicos adotados nesses tratamentos:
– Anti-TNF: inibe o fator de necrose tumoral, substância que atua no processo inflamatório e no estresse oxidativo das células. Costumam ser adotados em pacientes que não apresentam risco cardiovascular;
– Anti-interleucina: inibe a sinalização mediada pelos receptores de interleucina, principal agente mediador na resposta imune contra invasões bacterianas, inflamações, infecções e lesões nos tecidos. Seu uso geralmente é feito quando o paciente apresenta problemas associados, como obesidade, hipertensão e diabetes.

Melasma

O melasma é uma condição crônica, que requer uso constante do filtro solar, mas você não precisa conviver com as manchas acastanhadas na pele para sempre. Uma solução segura e eficaz para suavizá-las é o uso do Lavieen, que disponibilizamos aqui no consultório. O protocolo conta com as tecnologias de laser ablativo, não ablativo e subablativo, que contribuem para a despigmentação da pele, ajudando a atenuar as manchas. O laser tem efeito instantâneo e duradouro, deixando sua cútis do jeito que você sempre sonhou.

MMP capilar

O MMP capilar ou microinfusão de medicamentos na pele consiste na aplicação de medicamentos ativos diretamente na região do couro cabeludo que precisa de estímulo para a regeneração e crescimento. A técnica é indicada a quem tem perdas capilares acentuadas, calvície ou alopecia areata (queda de cabelo provocada por estresse). A ação envolve aplicações controladas e uniformes, sendo mais eficaz do que tratamentos tópicos ou por via oral, além de ser mais precisa e praticamente indolor.

Pele Negra

A pele negra possui uma maior concentração de melanina e, por esse motivo, quando sofre com inflamações de acne, foliculite, alergia ou melasma, manchas escuras podem aparecer. A dica é usar filtro solar de boa cobertura para controlar a alta produção de melanina e prevenir a formação de manchas. Antioxidantes, como a vitamina C, além de produtos à base de ácidos glicólico e kójico, também são indicados. Tratamentos estéticos como peeling químico superficial, microagulhamento leve e alguns tipos de lasers são ótimas opções! A pele negra tem tendência à oleosidade, mas é possível controlá-la com o uso de sabonetes e produtos à base de ácido salicílico.

Psoríase

A psoríase é uma doença crônica, autoimune e não contagiosa, caracterizada por descamação e manchas secas que geram coceira na pele. O problema pode estar relacionado ao sistema imunológico, interações com o meio ambiente e à genética. Nesse quadro, as células de defesa (linfócitos) produzem substâncias inflamatórias e formadoras de vasos e, como resposta, o organismo emite outras células de defesa (neutrófilos). As manchas da psoríase surgem, então, pela dificuldade que o corpo tem em eliminar essas células. O tratamento pode envolver o uso de cremes hidratantes e medicamentos tópicos, além de luz ultravioleta (UVA) e medicamentos orais ou injetáveis. O dr. Alan Ost é especialista no tratamento de psoríase, sendo referência em sua área de atuação e um dos poucos médicos dermatologistas a terem essa expertise no Brasil.

Queda de cabelo

Vários são os fatores que podem desencadear a queda de cabelo. Um deles é uma inflamação de leve a moderada ao redor dos folículos. Durante a avaliação feita pelo dermatologista em um paciente com queixa de perda dos fios, é importante que seja levada em conta a possibilidade de existência desse tipo de inflamação para o correto diagnóstico e tratamento.

Shaving

Shaving é uma técnica cirúrgica que envolve o corte de tecidos de forma rente à superfície da pele. O procedimento pode ser feito com bisturi ou tesoura fina, com o objetivo de remover lesões na pele sem malignidade, como verrugas, manchas e pintas. A técnica é simples e, em geral, o processo de cicatrização é bem rápido.

Sorriso Gengival

Sabia que o “sorriso gengival”, que acontece quando a gengiva fica muito aparente, pode ser corrigido com o uso da toxina botulínica? A substância é aplicada no músculo (em dois pontos, perto do nariz), que relaxa e estende, garantindo uma proporção harmônica entre o lábio e a gengiva.

Tratamentos para Acne

Que tal obter uma pele mais uniforme, livre daquelas cicatrizes de acne? Você não precisa mais usar várias camadas de cosméticos para esconder essas imperfeições. Com o Lavieen (aparelho de laser de Thulium de 1927 nm), é possível melhorar o aspecto e a qualidade da pele, deixando-a com aquele ar saudável e totalmente natural. E o que é melhor: você não precisa se afastar de suas atividades habituais para cuidar da sua cútis.

Tricoscopia

A tricoscopia é um exame dermatológico que contribui para o diagnóstico de doenças no couro cabeludo e nos fios, com precisão. A ferramenta também auxilia no acompanhamento da evolução do quadro e do tratamento, além de ser usada para verificar a melhor região para se fazer uma biópsia, quando necessário. O procedimento envolve o estudo e a interpretação de imagens dos fios e do couro cabeludo, no ambiente do consultório.